[[pt]]Notícia[[en]]News

Taxonomia sustentável brasileira é aprovada e será lançada na COP 30 com diretrizes inéditas

September 12, 2025

No último 25 de agosto, foram aprovados os cadernos técnicos da Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB), que define o que pode ser considerado uma atividade ou ativo financeiro sustentável.

A TSB surge como uma bússola para orientar investidores e empresas, evitar o greenwashing e incentivar financiamentos e operações alinhadas a critérios ambientais e sociais.

Em sua primeira edição, a TSB prioriza os objetivos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e redução das desigualdades socioeconômicas, com enfoque em gênero e raça.

A publicação oficial acontecerá em setembro, durante a COP 30, em Belém, com aproximadamente 900 páginas abrangendo setores como agricultura, pecuária, indústria extrativa, energia, construção, transporte e muito mais.

Ainda que de forma voluntária, a alta adesão à taxonomia pelos mercados financeiro e de capitais deve acontecer, mesmo que atualmente as transações já possam utilizar – e poderão continuar utilizando - outras taxonomias e certificações. Lembramos, ainda, que o CMN, CVM, BC e SUSEP, após emissão de Decreto que lançará a TSB, emitirão suas normas reguladoras com base na taxonomia.